PAROBÉ
Fale Conosco: (51) 99516-5653

Elois Selomar dos Santos

Atuação:
2019 – 2023

Biografia:

Natural de Parobé, Elois Selomar dos Santos nasceu em 24 de fevereiro de1966. O representante comercial, em sua governança, preza pelo fortalecimento das relações com a comunidade parobeense. Foi presidente do CPM do Colégio Estadual João Mosmann, secretário e fundador da Associação de Moradores da Vila Nova e também foi presidente da Associação de Moradores do Bairro Palmeiras, fato que o permitiu fazer parte do Conselho Municipal de Saúde desde 1998, do qual foi sete vezes presidente e três vezes vice-presidente. Também exerceu a presidência do Conselho Regional de Saúde e membro do Conselho Estadual de Saúde. É atual membro do Lions Clube Parobé, onde também já exerceu a presidência. Em seu comando, Elois, trouxe muitas melhorias ao hospital, que adquiriu geradores e transformadores novos, uma nova unidade de gases medicinais, equipamentos como tomógrafo, ecodoppler, entre outros. Também foi implantada a unidade de cuidados prolongados, concluídas as obras do centro cirúrgico, emergência, maternidade e UTI. Em função da pandemia o hospital chegou a viabilizar para o Estado 43 leitos de UTI adulto e 37 leitos clínicos para pacientes COVID.


Decio Paulo Correa

Atuação:
2016 - 2019

Biografia:

Nascido em Araricá em 26 de novembro de 1938. Décio, era microempresário do ramo metalúrgico.
Tinha consciência clara em relação à defesa das minorias e necessitados. No seu mandato foi inaugurado o Centro Especializado em Lesões de Pele, o Hospital São Francisco de Assis conquistou a filantropia e também CEBAS (Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social). Em sua gestão se deu o início das obras de ampliação do HSFA.
Décio faleceu em 01 de dezembro de 2019.


Herbert Alfredo Sipert

Atuação:
2005 - 2006

Biografia:

Nascido em Santa Rosa no ano de 1939, em 1955 mudou-se, sozinho, para São Leopoldo para continuar os estudos no Instituto Pré-Teológico, onde permaneceu como aluno interno até 1959. Saindo de São Leopoldo, foi trabalhar em Taquari, nos Asilos Pella-Bethânia, onde casou com Ione, com quem teve dois filhos. Ficou naquela instituição até 1980. Neste período também prestou serviço militar obrigatório. De Taquari foi para Lajeado, como administrador do internato do Colégio Evangélico Alberto Torres e de lá, para Santa Cruz do Sul, onde trabalhou no Hospital Ana Nery, período no qual cursou Administração Hospitalar. Após, mudou-se para Parobé, trabalhando breve período na Calçados Azaléia, quando iniciou sua trajetória junto ao Hospital São Francisco de Assis, ainda em fase de construção.
Em Parobé, em paralelo ao trabalho com o hospital, participou do Rotary Clube e das diretorias da Comunidade Evangélica e da Casada Criança, em sua fase de implantação no município.


Rogério Luiz Weber

Atuação:
1999 - 2003

Biografia:

Rogério nasceu no dia 31 de dezembro de 1959, em Taquara. Diretor adjunto de RH, em sua gestão à frente do Hospital São Francisco de Assis deu-se o primeiro passo na busca de oferecer o atendimento SUS na casa de saúde. Junto ao prefeito da época foi à Porto Alegre para realizar o protocolo de intenções. Indústria, comércio e serviço tiveram participação importante e foi o momento em que Parobé esteve mais unida e preocupada com o ser humano.
Na sua gestão também destaca-se a parceria com a empresa Azaleia, cujos diretores, gerentes e supervisores viabilizaram o mobiliário dos quartos, além de que o plano de saúde da empresa foi um importante alicerce para os primeiros anos do hospital.


Aiser Hehn

Atuação:
1995 - 1999

Biografia:

Natural de Taquara, Aiser Hehn nasceu em 23 de julho de 1952. Foi vice-presidente da primeira diretoria do hospital. Durante aproximadamente 25 anos sempre esteve ligado à administração do hospital, seja ocupando cargos ou colaborando diretamente no andamento do mesmo.
Foi o primeiro dentista de Parobé com destacada atuação na sua profissão. Líder da Comissão de Emancipação, com papel muito importante junto a Assembleia Legislativa para que todo o processo fosse aprovado para a realização do Plebiscito e posterior emancipação. Também foi secretário de saúde de Parobé e vereador na primeira legislatura, além de ter integrado a comissão de emancipação do município.
Foi um dos fundadores do Rotary Clube Parobé, onde surgiu a ideia da construção do hospital.


Ney Rosa Macalão

Atuação:
1995

Biografia:

Nascido em Porto Alegre no dia 22/02/1935, foi uma grande liderança do SESI, trazendo vários cursos profisionalizantes e apoiando atividades esportivas. Fez parte do Rotary Clube e das diretorias do Hospital São Francisco de Assis, onde tinha grande penetração junto aos empresários da cidade.
Faleceu em 2009 com 76 anos de idade.


Gilberto Wichmann

Atuação:
1987 - 1995

Biografia:

Nascido em Campo Vicente, hoje cidade Nova Hartz, em 16/02/1949, filhos dos agricultores Pedro Otavio Wichmann e Ieda Maria Wichmann, em 1958 mudou-se para acidade para Campo Bom, onde toda a família seguiu trabalhando na agricultura. Em junho de 1971, a convite da Calçados Azaleia, mudou-se para a cidade de Parobé. Permaneceu na empresa por 36 anos. Na década de 80, foi convidado pelos membros do Rotary Club de Parobé para participar do movimento rotário, onde em 1982 iniciou-se um movimento para construção de um hospital. No ano de 1985 deu-se início as obras do bloco ambulatorial e da administração do hospital. Em 1986, Gilberto foi indicado pelas empresas do município e apoiado pelo Rotary Club à presidência da Associação Beneficente de Parobé, cargo que assumiu em 87 e exerceu durante 8 anos,
sendo responsável em seu mandato por concluir a obra do hospital e equipá-lo. Durante sua gestão destacam-se as campanhas envolvendo todos os segmentos da sociedade parobeense em benefício ao hospital. Estas inciativas e a participação comunitária geraram o slogan “Hospital São Francisco de Assis, um exemplo de união”. Durante sua gestão foi inaugurado o ambulatório, em 88, que prestava serviço de Raio X, ecografia, exames laboratoriais, eletrocardiograma e pequenos procedimentos. Em 1993 foram inaugurados os anexos 2, 3 e 4 , que contava com bloco cirúrgico,obstetrícia e unidades de internação, onde haviam 40 leitos. Para que fosse possível manter toda a estrutura em funcionamento, foram também criados convênios com planos de saúde das empresas, Unimed e IPE, além dos atendimentos particulares e do plano próprio do hospital, onde haviam 2.528 associados.


Neucir Jacob Hartz

Atuação:
1982 - 1987 e 2003 - 2005

Biografia:

Filho de Arminda Hartz, idealizadora da construção do Hospital São Francisco de Assis, Neucir, nasceu no dia 06 de setembro de 1947, em Caxias do Sul. Comprometido com a população parobeense, foi o 1° presidente da Associação Beneficente de Parobé.
Na época foi possível fazer um acordo com os empresários da cidade e cada funcionário pôde destinar 1% do salário para a construção do hospital. As empresas contribuíam com a soma do valor integral descontado pelos funcionários daquela empresa. Todas as empresas aderiram ao projeto e o Rotary criou uma Olimpíada envolvendo essas empresas, cujo lucro era todo destinado ao hospital. Além disso houve campanhas de doação de tijolos e tantas outras, com o objetivo de manter viva a ideia da construção do hospital. Foi contratada uma renomada construtora especializada em hospitais para fazer a planta e acompanhar a construção, já com o projeto de ser um dos melhores hospitais do Estado.
O representante comercial conquistou também o cargo de vice-prefeito em 1993. Neucir faleceu em 29 de maio de 2017.