04/09/2025
Um ano de cuidado e acolhimento em saúde mental
Equipe e pacientes comemoram o aniversário do serviço.

Um ano de cuidado e acolhimento em saúde mental
O Serviço de Saúde Mental do Hospital São Francisco de Assis completa hoje, 4 de setembro, seu primeiro ano de funcionamento. Em doze meses, 196 pessoas encontraram aqui um espaço de acolhimento, cuidado e esperança em momentos de grande fragilidade.
A data foi marcada por uma confraternização entre equipe e pacientes, com música, salgados e torta. Em sua fala, a enfermeira Laura Sant Anna Marques de Souza Fraga se emocionou ao lembrar que esteve presente desde o início do projeto: "Começamos do zero. Hoje, ver tantas pessoas tendo suas vidas transformadas é motivo de muito orgulho."
O tempo médio de internação no serviço é de 21 dias – considerado como o período mínimo, podendo chegar a até três meses, conforme a necessidade de cada paciente. Entre as principais causas de internação estão depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia e dependência química.
O atendimento 100% SUS é oferecido a usuários de todo o Estado, com prioridade para o Vale do Paranhana, Vale do Sinos e Região Metropolitana de Porto Alegre, regiões que somam quase 5 milhões de habitantes.
Mais do que números, o aniversário foi marcado por histórias. Ao final da comemoração, uma paciente abraçou a equipe e disse que não sabe como estaria sua vida hoje se não fosse o serviço: "Sou muito grata por ter minha vida salva aqui."
O primeiro aniversário do Serviço de Saúde Mental acontece justamente em setembro, mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio. E essa coincidência reforça a importância de olhar para a saúde mental com seriedade, humanidade e acolhimento.
Fonte: Renata H. Ghiggi - Relações Públicas e Jornalista