PAROBÉ
Fale Conosco: (51) 99516-5653

15/05/2023

Nota de esclarecimento

Acerca dos óbitos neonatal e materno ocorridos no HSFA na última sexta (12).

Imagem de capa Nota de esclarecimento
COMPARTILHAR

O Hospital São Francisco de Assis, de Parobé (HSFA) vem a público prestar esclarecimentos acerca dos óbitos neonatal e materno ocorridos na última sexta (12).

Estamos todos consternados com o corrido e manifestamos pesar à família neste momento de muita dor.

O HSFA preza pela veracidade e sempre manteve compromisso em investigar e esclarecer os fatos e ocorrências relacionados aos atendimentos prestados neste nosocômio.  Deste modo, informamos que já estão sendo disponibilizados o prontuário completo e a ficha de investigação à auditoria estadual e municipal, órgãos estes competentes para apuração dos fatos de maneira imparcial e técnica, como ocorre neste tipo de situação.

Destacamos ainda que possuímos uma equipe treinada e qualificada para prestar o atendimento e que intercorrências graves, em especial quando não diagnosticadas ou informadas previamente, podem vir a interferir no atendimento.

Salientamos que esta entidade realiza uma média de 150 partos por mês, todos dentro dos protocolos sanitários hospitalares e atendendo todas as portarias e normativas do SUS, zelando sempre pela segurança e qualidade nos atendimentos. O último óbito materno se deu há 4 anos (em 2019). Nossos índices atuais são de 0,8 óbitos fetais, 0,4 óbitos de recém-nascidos e 0,03 óbitos maternos nos últimos oito anos. No Brasil, os índices de 2021, foram de 110 mortes de mulheres a cada 100 mil nascidos vivos, conforme o Ministério da Saúde.

Esclarecemos que a obstetra Fabiane Suder, citada em posts que circulam em redes sociais, sequer estava de plantão no dia do ocorrido e não participou do atendimento. 

Por fim, reiteramos em nome da direção e de toda a equipe técnica do HSFA, nossos sentimentos de pesar aos familiares e amigos neste momento de imensa dor.


Fonte: Renata H. Ghiggi - Relações Públicas e Jornalista