PAROBÉ
Fale Conosco: (51) 3543-5500

09/12/2025

HSFA recebe visita da secretária estadual da Saúde Arita Bergmann

Momento celebrou avanços históricos.

Imagem de capa HSFA recebe visita da secretária estadual da Saúde Arita Bergmann
COMPARTILHAR

O Hospital São Francisco de Assis (HSFA) recebeu, nesta segunda-feira (08), a visita da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, acompanhada da diretora do DGAE, Lisiane Fagundes. A comitiva foi recebida pela direção do hospital — o presidente Elois Selomar dos Santos, a vice-presidente Cleide Redin, o diretor João Schmitt e o diretor técnico Dr. Leandro Dias Cezar — além do prefeito de Parobé, Gilberto Gomes Júnior, do vice-prefeito Adriano Azeredo e de vereadores do município.

A secretária destacou que a visita teve como propósito agradecer ao hospital pelo trabalho desenvolvido no âmbito do SUS Gaúcho, ressaltando que o HSFA é uma das instituições que mais contribuíram para a redução de uma das maiores filas de espera do Estado: as cirurgias de joelho.

Durante o encontro, foi assinado o termo aditivo do contrato com o Governo do Estado, que inclui  a realização das cirurgias de joelho do SUS Gaúcho, o aumento dos atendimentos do Centro Especializado em Lesões de Pele (CELP) e a habilitação do novo Ambulatório de Cardiologia.

O aditivo representa um acréscimo de R$ 167 mil mensais, totalizando R$ 2.004.000,00 por ano incorporados ao contrato estadual.

A visita também marcou a comemoração de 1 ano do CELP no Programa Assistir, que vem transformando a vida de pacientes com feridas crônicas por meio de um atendimento altamente qualificado, financiado pelo Estado.

De outubro até agora, o hospital já realizou 423 cirurgias de joelho e 2.061 consultas relacionadas ao procedimento.

Com esses números, o HSFA é o hospital que mais realizou procedimentos do SUS Gaúcho em todo o Estado, destacando sua organização, eficiência e integração entre equipes.

Sobre esse desempenho, o diretor João Schmitt afirmou:
“Alcançar esse volume de consultas e cirurgias em tão pouco tempo foi um grande desafio. Só está sendo possível porque temos uma equipe administrativa e assistencial trabalhando em total sintonia. Todos estão profundamente comprometidos, atuando inclusive em sábados, domingos e feriados, para garantir que os pacientes regulados pelo SUS Gaúcho recebam o atendimento que precisam. É um esforço coletivo que nos enche de orgulho.”

Durante a visita, Arita conversou com pacientes que aguardavam atendimento e ouviu relatos emocionantes sobre o impacto das cirurgias em suas vidas.
Um exemplo é o do operador de máquinas Anaurelino Carrício, de 70 anos, morador de Portão. Após cinco anos de espera, ele foi operado no domingo (7) pelo SUS Gaúcho no HSFA.

“Não queria parar de trabalhar, por isso, tomava remédios para a dor. Se não tomasse, não aguentava o dia. Era muito difícil”, contou.
Agora, recuperando o joelho esquerdo e aguardando o procedimento no direito, Anaurelino celebrou o alívio e a nova esperança que a cirurgia trouxe.

“Nós sempre olhamos esta instituição pelo potencial de incremento e ampliação de serviços. Hoje, podemos ver isso se concretizar. Fizemos questão de vir aqui porque este hospital é o que está fazendo o maior número de cirurgias de joelho no Rio Grande do Sul. Precisávamos agradecer por este trabalho”, salientou Arita.

Ao final da visita, a secretária Arita Bergmann fez um pronunciamento que emocionou a todos e marcou o momento com palavras que já se tornaram históricas para o hospital:

“Sirva esta façanha do HSFA de modelo a toda terra.”

O HSFA encerra o ano com resultados expressivos, reconhecimento estadual e a certeza de que o esforço de suas equipes está transformando a vida de milhares de gaúchos.


Fonte: Renata H. Ghiggi - Relações Públicas e Jornalista