13/11/2025
HSFA é contemplado com projeto Lean nas Emergências
Projeto do Ministério da Saúde tem o objetivo de reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil.
O Hospital São Francisco de Assis (HSFA), de Parobé, foi contemplado, entre instituições de todo o Brasil, para participar do projeto Lean nas Emergências, um Projeto do Ministério da Saúde executado de forma colaborativa pelos hospitais BP- A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Moinhos de Vento (HMV), Sírio-Libanês (HSL), Oswaldo Cruz, HCOR e Hospital Israelita Albert Einstein, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) com o objetivo de reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil.
O programa tem como objetivo otimizar o funcionamento das unidades de urgência e emergência, aplicando a metodologia Lean para qualificar processos, reduzir desperdícios e aprimorar a jornada do paciente — com impacto direto na redução de filas, do tempo de espera e na eficiência dos atendimentos.
Nos dias 22 e 23 de outubro, o HSFA recebeu a visita de duas consultoras do projeto — Gláucia Rosa de Freitas e Denise Galvan Braff de Castello Branco — que trabalharam junto à equipe multiprofissional e à direção do hospital para iniciar o diagnóstico institucional e o mapeamento dos fluxos de atendimento. Essa etapa marca o início de um trabalho que seguirá até dezembro de 2026, com encontros presenciais e virtuais, acompanhamento técnico e implementação de melhorias progressivas.
A gerente assistencial do HSFA, enfermeira Márcia Ganzer Senger, destaca a importância da iniciativa: “Estamos muito motivados com essa seleção. Este projeto representa uma oportunidade real de aprimorarmos nossos processos, envolvermos ainda mais nossas equipes assistenciais e oferecermos um atendimento com mais fluidez, segurança e humanização. A presença das consultoras do do projeto nos permitiu já iniciar reflexões importantes sobre nossos fluxos internos e traçar os primeiros passos deste desafio.”
Participar do projeto Lean nas Emergências é um passo importante na busca contínua por processos mais ágeis, cuidados mais integrados e uma experiência hospitalar ainda mais centrada no paciente.
Fonte: Renata H. Ghiggi - Relações Públicas e Jornalista