PAROBÉ
Fale Conosco: (51) 99516-5653

11/09/2025

HSFA apresenta resultados e projeto de ampliação à Secretaria Estadual da Saúde

Hospital de Parobé já figura entre os principais do Estado em produção SUS.

Imagem de capa HSFA apresenta resultados e projeto de ampliação à Secretaria Estadual da Saúde
COMPARTILHAR

O Hospital São Francisco de Assis (HSFA) apresentou ontem (10) à Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, e equipe, os números do primeiro semestre de 2025 e o projeto de ampliação da instituição.
A reunião contou também com a presença do deputado estadual Joel Wilhelm, do prefeito de Parobé, Gilberto Gomes Júnior, do vice-prefeito Adriano Azeredo e da direção do HSFA, representada pelo presidente Elois Selomar dos Santos, pela vice-presidente Cleide Redin, pelo diretor João Schmitt e pelo diretor técnico Dr. Leandro Dias Cezar.

Reconhecimento da Secretaria Estadual da Saúde

A secretária Arita Bergmann destacou o histórico de crescimento do hospital nos últimos anos, a expansão dos serviços e os resultados alcançados. Em sua fala, reforçou a importância da parceria com o Estado para garantir os investimentos necessários, atendendo à crescente demanda da população. 'O Hospital São Francisco de Assis sempre acatou nossas demandas, se demonstrando um grande parceiro, e o resultado está aí. Quando dois querem, aparece o resultado. Quando a gente quer construir, quer somar esforços, é evidente que se multiplicam as ações e serviços.', disse a secretária.

Apoio do Legislativo

O deputado estadual Joel Wilhelm, grande apoiador do HSFA, ressaltou a resolutividade do hospital e o impacto direto na vida da população, citando o serviço de traumatologia como exemplo. 'Antigamente a população nos abordava relatando que estavam há anos, às vezes mais de uma década, esperando cirurgias. Hoje nos abordam falando que foram atendidos — e bem atendidos. Isso muda a vida das pessoas', afirmou o parlamentar. Ele também enalteceu a política de regionalização da saúde incentivada pelo Estado e a boa relação entre os hospitais da região do Vale do Paranhana.

Apoio do município

O prefeito de Parobé, Gilberto Gomes Júnior, e o vice-prefeito, Adriano Azeredo, ressaltaram o orgulho em apresentar ao Governo do Estado, junto com a direção do HSFA, o projeto de ampliação que transformará ainda mais a capacidade de atendimento do hospital.

Números do primeiro semestre de 2025

Entre janeiro e junho deste ano, o HSFA realizou 79.534 atendimentos, abrangendo 71 municípios e beneficiando uma população estimada em 4,7 milhões de habitantes da macrorregião metropolitana de saúde.

Principais resultados:

- Curativos especializados: 7.009 atendimentos, aumento de 48% em relação ao período anterior.
- Internações: 4.896 — colocando o HSFA como 14º no ranking de internações SUS no RS.
- Cirurgias: 3.026 — colocando o HSFA como 4º no ranking de cirurgias de traumatologia no RS, em apenas dois anos de funcionamento do serviço.
- Algumas especialidades já não possuem mais filas de espera para cirurgias e procedimentos, como mastologia e CPRE.
- Em outras, como traumatologia, a espera que antes superava 10 anos, passou para menos de 3 meses.

Serviços oferecidos pelo HSFA

- Maternidade
- Ginecologia
- Urologia
- Proctologia
- Diagnóstico por imagem
- Internação clínica adulta e pediátrica
- Centro de AVC tipo III
- Cuidados prolongados
- Urgências e emergências clínicas e cirúrgicas
- Traumatologia 
- Cirurgia bariátrica
- Internação em saúde mental
- CPRE
- Curativos especializados
- UTI adulto e UTI SRAG adulto
- Leitos clínicos de retaguarda

Projeto de ampliação

O projeto de expansão do HSFA prevê a ampliação da área física, contemplando novos leitos de internação. novos leitos de UTI, ampliação de salas cirúrgicas, estrutura para o Programa de Residência Médica, ampliação do serviço de emergência e instalação de novos serviços e expansão dos já existentes.

Com essa iniciativa, o HSFA fortalece seu papel como hospital de referência para a região, amplia sua capacidade de atendimento e projeta um futuro com mais serviços de qualidade à população atendida.


Fonte: Renata H. Ghiggi - Relações Públicas e Jornalista