18/01/2018
Funcionários recebem homenagem de familiares
Enfermeira Clarissa faz reflexão diante de homenagem recebida.

Hoje iniciei meu dia de trabalho como outro qualquer nesta jornada de quase 20 anos na enfermagem. Porém, no meio da manhã, fui surpreendida pela chegada de duas filhas de uma de nossas pacientes, que infelizmente não resistiu a uma doença severa. Elas chegaram com o carro abarrotado de sacolinhas com presentes para os funcionários do hospital que tiveram contato com sua mãe no período de internação.
Este gesto foi muito gratificante e emocionante para todos da equipe, pois em meio a todo sofrimento que a família está passando, se preocuparam em organizar este surpresa para nós. Gratos, muito gratos a isso!!
Mas como toda ação gera uma reação, preciso me manifestar, motivada por esta linda atitude. A cada novo dia que nasce, oro a Deus, pois sei que será de batalhas. Peço a Ele que me dê sabedoria, paciência, criatividade, clareza e motivação para conduzir e auxiliar na assistência do HSFA, pois a todo momento nos parece que as questões humanas estão mais desvalorizadas. Os valores, os princípios morais, o cuidado com carinho e zelo estão sendo esquecidos. Mas será que as pessoas estão esfriando ou é a loucura de um mundo em que muitas vezes a injustiça está pairando e as pessoas estão descrentes no amor, no cuidado e no compromisso com o próximo?
Com tantas dificuldades financeiras em nossa área muitas vezes se torna realmente difícil acordar, deixar nossas famílias e nos depararmos com sofrimento de outra pessoa, pois teremos que ser resistentes e motivados para passar a eles força e fé para acreditarem na cura. E se não for possível a cura, acreditar no amor, que é algo que por vezes esquecemos, mas todos precisam.
Escrevo este agradecimento a todos os profissionais do hospital São Francisco de Assis que vem a esta instituição com vontade de fazer a diferença na vida de alguém. E vejam: fazemos!!!
Jamais percam o espírito de querer e fazer uma assistência diferenciada, mesmo em meio a tantas dificuldades. A façam com amor, com motivação, com esmero e com esperança de dias melhores.
Este tipo de agradecimento nos alimenta e nos leva a manter a garra! Temos um dom, acreditem nisto!
Agradeço à Juliana e à Carolina, filhas da dona Célia, por este gesto. Talvez vocês não tenham noção da grandeza dele, mas foi muito gratificante e nos deu força para continuar.
Sou enfermeira de formação e acredito no cuidado com amor e individualizado. Me emociono quando falo da nossa profissão, pois sei o quanto somos importantes para proporcionar momentos melhores na vida das pessoas. Acredito e quero sempre poder fazer diferente.
Colegas da assistência, independente da formação ou ação dentro dos serviços de saúde, não desistam deste cuidado. Nossos pacientes precisam e um dia poderá ser um de nós que precisaremos. Como gostaríamos de ser cuidados?
Enf. Clarissa Fonseca Vollrath Possmoser
Diretora Assistencial/HSFA
Transcrição da carta enviada pela família da paciente:
"Queridos Colobaradores do Hospital São Francisco de Assis,
Queremos, do fundo do nosso coração, agradecer muito por tudo o que fizeram pela nossa mãe! Podemos contemplar verdadeiros profissionais! Alguns, mais experientes como o Elton, a Flávia, a Andrea, outros tão novinhos em idade como o Taylâ, o Simeão, a Micaele, mas todos com o mesmo comprometimento, em ser um lenitivo para dor da minha mãe e também para nós...
Não se preocupavam em apenas trazer remédios, mas vocês foram o remédio;
Quando davam um abraço;
Quando vinham correndo trazer a morfina;
Quando deixavam minha mãe cheirosinha;
Quando não tinham nojo de nossa mãe....
Que saudades de ver a Andrea cuidando de nossa mãe com tanta humildade, com tanto zelo! Saudades de ver o rostinho da Simone, tanta paciência e preocupação! Parabéns é pouco a vocês! Vocês foram anjos!!! Amamos! Amamos vocês...
O que podemos dizer ao Horácio... quanto desejo em ajudar, quanta compreensão... obrigado Horácio!
As cozinheiras... experimentei muitas vezes os caldinhos, pois era a única comidinha que minha mãe conseguia comer! Minha mãe dizia... "Que delícia!" E eu falava: "Mãe nos precisamos descobrir os temperos!" Mulheres tão amáveis. Muito amáveis... obrigada!
Aos enfermeiros Valdomeu, Paulo, Débora, Vinícius, Fátima, Clarissa, que privilégio foi conversar com vocês. Verdadeiros homens e mulheres que nos ensinaram a ser fortes, que tiveram muita sensibilidade. Quanto carinho temos por vocês!
A equipe da limpeza, tão caprichosa! Fizemos uma grande amizade com alguns de vocês. Obrigado, sem vocês é impossível manter um hospital!
Aos guardas! Nossa! ..... obrigada de coração! Incomodamos muito vocês, mas sempre nos trataram com muito respeito! Parabéns pelo ótimo trabalho e obrigado pela compreensão que tiveram com toda a nossa família!
Aos médicos! Quanto carinho com nossa mãezinha! Olhavam em nossos olhos, nos explicavam tudo sem pressa. Verdadeiros médicos, cheios do amor de Deus! Obrigado!!! Obrigado!!!
A equipe da recepção, fica o nosso parabéns! Não tivemos muito contato, mas observamos a delicadeza que tinham com todos, sem fazer acepção de pessoas!
Somos todos seres humanos, estamos sujeitos a adoecer a qualquer momento. Obrigado por fazerem a diferença em meio a dor, em meio a morte!
Queríamos um final diferente, mas Deus é soberano e temos a certeza que foi pelo melhor!!!
Obrigada de coração!
Fica o nosso carinho... "
Esposo: Darci
Filhos: Juliana, Carolina e Maurício.
Netos: Brener, Davi, Samuel, Lara e Jhon.
Genros: Daniel e Deivison
Nora: Andressa
Fonte: Renata H. G. Eidelwein/Relações Públicas