10/08/2017
Enfermagem participa de capacitação sobre obstetrícia
O objetivo é que todo o atendimento seja padronizado, seguro e resolutivo.

Nos dias 08 e 09/08 os enfermeiros do HSFA participaram de uma capacitação sobre fluxos de atendimento de obstetrícia.
Foram abordados acolhimento e classificação de risco em obstetrícia, atendimento humanizado ao abortamento, atenção às vitimas de violência sexual, rotina de atendimento as gestantes HIV e com sífilis e rotina de realização dos testes rápidos.
O objetivo do treinamento, ministrado pelas enfermeiras Carla Fraga, Clarissa Possmoser e Márcia Ganzer, é que todo o atendimento seja padronizado, seguro e resolutivo.
O HSFA é referência obstétrica para os municípios da região do Vale do Paranhana, realizando em média 120 partos mensais.
A intenção da casa de saúde é se adequar tanto no atendimento quanto na estrutura para ingressar oficialmente na Rede Cegonha, estratégia do Ministério da Saúde para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. Esta estratégia tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no País.
Já está em obras a estrutura do novo Centro de Parto Normal, que contará com 5 quartos de P.P.P (pré-parto, parto e pós-parto), sala de acolhimento e admissão de parturientes, garantindo às gestantes um parto ainda mais seguro e humanizado, conforme preconiza o Ministério da Saúde.
Fonte: Renata H. G. Eidelwein/Relações Públicas