PAROBÉ
Fale Conosco: (51) 3543-5500

09/02/2026

Colaboradores do HSFA participam de capacitação nacional do projeto Lean nas Emergências

Evento aconteceu em Brasília na primeira semana de fevereiro.

Imagem de capa Colaboradores do HSFA participam de capacitação nacional do projeto Lean nas Emergências
COMPARTILHAR

Colaboradores do Hospital São Francisco de Assis (HSFA) estiveram em Brasília, na última semana, participando do GAPE – Gestão de Alta Performance em Emergências, Ciclo 10 do projeto Lean nas Emergências, iniciativa nacional que integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

Representaram o HSFA no encontro os enfermeiros Márcia Ganzer, gerente assistencial, Cleunice Gomes de Sousa, coordenadora das áreas de internação, Rogério Rosa, coordenador do Pronto Atendimento e Josiele Leão, gestora de Tecnologia da Informação.

O encontro reuniu profissionais de hospitais de todo o país e teve como foco a formação intensiva de multiplicadores do projeto Lean nas Emergências, por meio do treinamento em Gestão de Alta Performance em Emergências (GAPE). A proposta é capacitar lideranças assistenciais e administrativas para aplicar, sustentar e expandir as melhorias nos fluxos de urgência e emergência dentro das instituições participantes.

O Lean nas Emergências é uma iniciativa do Ministério da Saúde, desenvolvida no âmbito do Proadi-SUS, com consultoria do Hospital Israelita Albert Einstein no HSAFA, que tem como objetivo otimizar o atendimento nas emergências hospitalares, contribuindo para a redução da superlotação, a organização dos fluxos assistenciais e a qualificação da experiência do paciente no SUS.

Durante o ciclo do GAPE, os participantes aprofundaram conhecimentos sobre gestão de processos, uso de indicadores, liderança em ambientes de alta complexidade e estratégias para tornar as mudanças sustentáveis ao longo do tempo. O treinamento também promoveu a troca de experiências entre hospitais que estão vivenciando diferentes etapas da implantação do Lean nas Emergências, fortalecendo a atuação em rede.

Ao integrar esse movimento nacional, o HSFA amplia sua capacidade de análise, planejamento e tomada de decisão, contribuindo para uma assistência mais organizada, segura e centrada no paciente, alinhada às melhores práticas de gestão em saúde pública.


Fonte: Renata H. Ghiggi - Relações Públicas e Jornalista